sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Museu do Ceará: imagens contando mil histórias
Por Iury Costa


            A nossa história passa por aqui. Parece propaganda de colégio famoso, mas é a pura verdade quando se trata de um lugar pouco conhecido, que mostra o passado do nosso querido Ceará do jeitinho como aconteceu: o Museu do Ceará, um enorme estímulo à reflexão histórica acerca da nossa cultura.
            Muito já andou o pobre museu para chegar ao lugar de hoje. Muitos prédios históricos daqui de Fortaleza, alguns que nem existem mais, já tiveram a honra de abrigar nossa história. É claro que isso tem um lado bom, pois um museu itinerante facilita a procura das pessoas que não sabe que o complexo representa.
            Em 1933, ano de criação, ele ficava na Rua 24 de maio. Já em 1934, ele foi para a Av. Alberto Nepomuceno, em frente à Praça da Sé, e ficou lá até 1955. Saiu de lá e foi para a Av. Visconde do Cauype, ficando até 1967. Depois foi para a Rua Barão do Rio Branco e ficou por lá até 1971. Depois foi para a Av. Barão de Studart até 1990, e por fim (ufa!), na Rua São Paulo, onde se mantém até hoje.
Fachada do Museu do Ceará
            O prédio que abriga o museu, sendo ele próprio uma peça museológica, tem uma beleza ímpar. Datado do Séc. XIX, o Palacete Senador Alencar, que é o nome da construção, tem estilo neoclássico, com enormes colunas, janelas e o topo da fachada triangular. E além de sua beleza arquitetônica, tem a histórica: o prédio foi a sede da Assembléia Provincial do Ceará, na época do Brasil Império.
            A visitação é gratuita e o seu capital cultural, de quebra, fica riquíssimo. Além das salas com exposições permanentes, tendo artefatos desde o tempo dos índios, passando pelo tempo em que fomos Colônia e Império, o museu conta também com salas para exposições temporárias. As últimas que estavam acontecendo, pelo menos até a postagem desse texto, eram sobre a Maçonaria no Ceará e a vida de Frei Tito.
            O que me deixa triste é o desinteresse de uns e desconhecimento de outros acerca dos nossos equipamentos culturais aqui em Fortaleza. Aproveite-os, ame-os, pois fazem parte da nossa cultura. Reserve um fim de semana para visitá-los. Aproveite que perto do museu tem O Palácio da Luz, a Praça (dos Leões) General Tibúrcio e a Igreja do Rosário, a mais antiga do Estado, de 1730, e visite-os também.
            A Secretaria de Cultura do Estado também disponibiliza no Museu seminários e cursos periódicos, salas para realização de eventos e uma biblioteca. O Museu do Ceará funciona na Rua São Paulo, 51 – Centro de Fortaleza, de terça a Sábado, das 9 às 17 horas.

Primeira planta de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário