domingo, 5 de junho de 2011

Praça do Ferreira: A praça das expressões cearenses!


Foto: Raoni Souza
Sinônimo de encontro dos fortalezenses.  Em meio a tanta confusão do principal centro comercial do Ceará, a Praça do Ferreira situa-se entre as ruas Floriano Peixoto e Major Facundo e as travessas Pará e Pedro Borges, neste local podemos encontrar pessoas sentadas nos bancos da praça, tentando refugiar-se do sol escaldante que assola nossa terrinha ou apenas de passagem. 
Criada em 1726, seu nome é uma referência ao presidente da Câmara Municipal da época, o boticário Ferreira. Mas nem sempre foi conhecida com o nome atual, já foi conhecida Praça Feira-Nova, Pedro II, e da Municipalidade.

Desde sempre, palco de encontros culturais, de prestação de serviços públicos, protestos e palco para os cearenses vaiarem o sol, sim! Aqui, até o sol já recebeu vaias. Tal fato ocorreu em 1942. Popularmente conhecida como o “Coração de Fortaleza”, outrora sinônimo de calma, repouso, logo nada se parece com a praça de hoje, que ferve no ritmo acelerado dos transeuntes e dos artistas populares. 
Não menos importante, temos no ponto central acima da cacimba soterrada, a coluna da hora, que passou por vários formatos até chegar ao que conhecemos hoje, servindo de ponto de referência, bem como o relógio.

Pergunte a qualquer cidadão, o que ele se lembra quando indagado sobre a praça,certamente terá uma vasta gama de respostas. Coração de Fortaleza, praça dos idosos, local para festa e ponto de encontro de casais. Imagine quantas mocinhas saíram do caritó, nesses bancos que margeiam o perímetro da praça? 
Foto: Raoni Souza
Sob uma ótica Machadiana a praça seria descrita como: um quadrilátero com duas fileiras paralelas de poste, em uma de suas extremidades menores encontra-se quatro formas pontiagudas tendo o ferro em sua composição. Em seu centro geométrico, está disposta uma fonte onde antes se encontrava uma cacimba, sobre suas águas uma torre metálica com um relógio de quatro faces. 
É interessante ver que, em pleno século XX, ainda existam pessoas que depositam suas moedas em meio a sujeiras do fundo da cacimba, como uma
fonte dos desejos. Pagam a realização de um desejo ou pedido com uma moeda. Não seria exagero afirmar que a Praça do Ferreira é um grande palco, seja para artistas profissionais ou para aqueles indivíduos que chamam atenção por suas vestimentas ou por suas atitudes.

Para esse grande palco, existe uma gama muito grande de público, assim como a praça passou por várias reformas, os freqüentadores também mudam. Dos jovens intelectuais da Padaria Espiritual aos senhores e senhoras. Atualmente, está complicado descansar na praça, em meio a tantos funcionários de empresas oferecendo todo tipo de cartão de crédito, com uma multiplicidade de formas de pagamento. 


Foto: Raoni Souza
Em relação às manifestações culturais que ocorrem na praça, cito aqui de banda de forró às tradicionais bandinhas de marchinha de carnaval. Dentre todas as praças de Fortaleza, considero a Praça do Ferreira a mais imponente, pela sua importância histórica, por sua arquitetura e pelos valores agregados pelos fortalezenses.

Por: Raoni Souza

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texo, adorei como você tratou a praça. Adorei o humor usado, o que significa " Caritó"? Felicidades,
    Ana Mirtis - Jalapão

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, obrigado. Caritó é uma expressão regionalista aqui do Ceará que significa: a fase solteira , antes do casamento.
    Raoni Souza

    ResponderExcluir